A nutrição exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento da doença cardiovascular, para isto, recomendo a redução do consumo de gordura saturada e aumento das poli-insaturadas e monoinsaturadas, por se tratar de gorduras que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL).

 

 

O ponto de partida para o tratamento da doença cardiovascular é conhecer um pouco mais sobre a gordura que ingerimos e fazer a escolha correta para obtenção de melhores resultados.

Apesar de ser tido como um vilão, o colesterol é fundamental para a nossa saúde, pois ele é o responsável pela produção de vários hormônios, além de ser um componente essencial das membranas celulares além de ser o responsável pela fabricação da vitamina D.

 

O que é prejudicial ao nosso organismo é o excesso de colesterol no sangue por ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, podendo ocasionar entupimento das artérias  e consequente  infarto.

 

O primeiro passo para o tratamento é diminuir os níveis de colesterol LDL, uma lipoproteína responsável por carrega-lo para as artérias, que aumenta o risco de formação de placas de gordura ateroma, se o entupimento ocorrer nas artérias coronárias pode ocasionar doenças cardiovasculares, como angina, infarto do miocárdio e, se for nas artérias cerebrais, pode ocorrer um acidente vascular cerebral.

 

Já o HDL é considerado o “bom colesterol”, faz o caminho inverso do LDL, sendo responsável pelo transporte do colesterol em excesso da corrente sanguínea até o fígado, onde é metabolizado.

 

Por outro lado o triglicérides é um tipo de gordura que, quando em níveis elevados no sangue, pode ocasionar danos à saúde, principalmente se associado ao aumento do LDL.

 

O poder da Linhaça no combate ao colesterol

 

Existem muitos benefícios associados a essa “milagrosa” semente. Ela ajuda a combater o colesterol ruim, reforça o nosso sistema imunológico, ajuda no controle do diabetes, além de ser um facilitador para o bom funcionamento do intestino.

 

A linhaça possui um composto chamado lignina que funciona como estrógeno (hormônio feminino).

Estudos indicam que semente de linhaça reduz os riscos de tumores, como o de mama, e no caso dos homens pode prevenir o câncer de próstata.

 

Você poderá encontrar várias versões do produto, quer seja em semente, farinha e óleo.

 

Lembre-se: A linhaça é um ótimo componente para tornar receitas mais saborosas e nutritivas!

 

Uva previne a formação de coágulo no sangue

 

 

 

Esta, além de ser uma fruta saborosa, possui vitamina C, além de minerais importantes como o iodo, fundamental para o funcionamento da glândula da tireoide, sem contar que possui cálcio, fósforo e magnésio, todos indispensáveis ao organismo.

 

A Uva é muito utilizada na fabricação de suco concentrado e do vinho, bebidas que possuem resveratrol, um antioxidante que dificulta a formação de coágulos impedindo o entupimento das artérias.

 

Esta deliciosa fruta também possui outros antioxidantes que inibem a formação de radicais livres que provocam o envelhecimento das nossas células.

 

Abacaxi previne doenças cardiovasculares

 

 

Além de conter um nutriente que combate o envelhecimento das células, esta fruta contém uma enzima, a bromelina, que facilita a digestão e que também previne doenças cardiovasculares, sem contar que também possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino.

Sabe que fruta é esta? Não! Estamos falando do Abacaxi, fruta rica em vitamina C. 

 

 

Benefícios da Manga para o coração

 

Rica em substâncias, como: fósforo, magnésio, potássio, zinco, vitamina C e as do complexo B, além do beta caroteno, é um potente antioxidante que ajuda a limpar a corrente sanguínea dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

 

A manga é uma fruta que ajuda na fase do crescimento, trata à pele, melhora a visão e alivia a prisão de ventre.

 

Maça também ajuda no controle do colesterol

 

A casca dessa fruta é uma excelente fonte de fibras que auxilia no funcionamento do intestino além de acelerar a redução do colesterol ruim (LDL).

 

Um estudo realizado na Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, mostrou que uma maçã com casca, por dia, é uma excelente fonte de antioxidantes, tão potente quanto 30 copos de suco de laranja.

 

Como dizem os americanos, “One apple a day keeps the doctor away”, já perdendo a rima, “mantenha distância do médico comendo uma maçã ao dia”.

 

A Obesidade e suas consequências

 

A obesidade é caracterizada como o excesso de gordura corporal em relação à massa magra.

 

A forma mais fácil de identificar este problema é através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para isto, basta dividir o seu peso, em quilogramas, pela sua altura ao quadrado, em metros.

 

Diferença entre Obesidade e Excesso de Peso?

 

Se o resultado for superior a 30, significa que você está obeso, contudo, se o resultado ficar entre 25 e 30, significa que está com excesso de peso.

 

Existem várias causas que provocam a obesidade, desde a genética familiar aos hábitos alimentares inadequados, seja qual for o motivo, me coloco à sua inteira disposição para identificar a origem e a causa do seu problema e propor um novo hábito alimentar à sua vida.

 

Tenha cuidado com as inúmeras dietas da moda que prometem milagres, elas podem provocar efeitos colaterais irreversíveis à sua saúde.

 

 

Receita de salmão com legumes

 

Ingredientes:

 

  • 1 cebola média
  • sal a gosto
  • 2 cenouras grandes
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 pimentões vermelho e grandes
  • 1/2 alho-poró
  • 10 g de margarina light
  • 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
  • 4 filés de salmão

 

Modo de Preparo:

 

  • Limpe, lave e corte os legumes;
  • Refogue-os na margarina com a cebola;
  • Regue os legumes com 5 colheres (sopa) de água quente, tempere com sal e deixe ferver.
  • Tempere os filés de peixe com suco de limão e sal e coloque sobre os legumes.;
  • Adicione o iogurte, tampe e cozinhe em fogo brando por 20 minutos;
  • Sirva-o bem quente.

 

Rendimento: 4 porções

Kcal: 270 por porção

 

Receita de bolo de banana com aveia

 

 

Ingredientes

 

  • 4 bananas amassadas
  • 1 xícara (chá) açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de fibra de trigo
  • 1 xícara (chá) aveia em flocos finos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • ½ xícara de castanha do Pará
  • 2 colheres (sopa) de granola

 

Modo de preparo

 

  • Misture os ingredientes (menos a granola)
  • Polvilhe granola por cima e leve ao forno

 

Rendimento : 8 porções

 

Kcal: 295 por porção 


Tel.: 3562.7772

estacionamento rotativo no local

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde Elementar® 2011 - 2018 - Desenvolvido por Dinamicsite