O inverno chegou trazendo consigo muitas mudanças no dia-a-dia dos paulistanos, quer seja pelo friozinho que chega a tira colo, ou pelo sol que não aparece mais com tanta intensidade, as roupas leves passam a dar lugar as mais quentinhas e, pra completar, a fome aumenta consideravelmente.

Não bastassem estas mudanças, o outono e o inverno são capazes de desestimular a prática de exercícios físicos, por tabela, aqueles quilinhos perdidos com muito suor ao longo do verão, voltam a rondar a balança diariamente.

 

Se não tomarmos os devidos cuidados nestas épocas do ano, outono e inverno, em poucas semanas o resultado de tantas mudanças evidenciarão o aumento do peso que virá acompanhado de uma certa frustração, isto porque, com mais fome, o corpo/organismo exigirá alimentos calóricos a fim de manter a temperatura corporal.

 

O que muitas pessoas não sabem é que o outono e o inverno são as melhores estações do ano para emagrecer, épocas em que o corpo trabalha mais, gastando mais calorias para se manter aquecido.

 

 

Precisamos aprender a usar essas mudanças a nosso favor, fazendo exercícios físicos regularmente e adotando uma alimentação balanceada, rica em vegetais, cereais integrais, carnes magras e gordura de boa qualidade, por exemplo, ômega 3 que é encontrado em peixes como sardinha e salmão. Evite o excesso de sódio, açúcares, gordura saturada e trans!

 

 

Mas a pergunta que não quer calar: O que devo fazer para deixar a minha saúde em dia e o meu corpo em forma para o verão?

 

 

Indiscutivelmente uma boa alimentação aliada a exercícios físicos regulares são indispensáveis para deixar a saúde em dia e o corpo em forma, para isto, lembre-se:

 

Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas e saladas diversas,

Lembre-se que o fracionamento da alimentação é elementar para que o seu organismo corresponda à suas expectativas.

 

Mantenha seu corpo hidratado: Não espere a sede bater para ingerir líquidos, a sede já é um sinal de que seu corpo está desidratado.

 

Faça exercício regularmente: É importante identificar os exercícios que melhor se relacionam com seus objetivos em curto prazo.

 

Evite bebidas que fazem perder líquido: Reduza o consumo de cafeína, álcool ou bebidas com muito açúcar. Leia abaixo os benefícios da água de coco!

 

Vale lembrar que a vitamina C, presente em vegetais como; laranja, limão, acerola e caju, ajudam a manter a elasticidade da pele e o betacaroteno presente nos vegetais, como; cenoura, abóbora, espinafre, beterraba, ajuda na pigmentação da pele e facilita o bronzeamento da pele.

 

 

Benefícios da água de coco

 

As bebidas isotônicas são soluções em proporções semelhantes a dos líquidos corporais, sendo facilmente absorvidas, promovendo uma rápida hidratação do organismo, quando comparados a outros líquidos.

 

A água de coco é considerada um isotônico natural, uma vez que é rica em minerais como sódio e potássio. De fácil absorção, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração do exercício físico!

 

Em uma hora de exercício físico ininterrupto, o corpo perde muita água ao transpirar. Esse suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga.

 

Além de reidratante, possui bom valor nutritivo, contém boa quantidade de minerais, com aroma e sabor suaves. A água-de-coco não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago.

 

Sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.

 

A água-de-coco contém ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas do complexo B, apresentando também função antioxidante.

 

Goji berry e seus benefícios?

 

Até poucos dias atrás, se perguntasse pra você o que é Goji Berry, seguramente não saberia responder que se trata de uma fruta, agora que a mídia está noticiando massivamente, todos querem saber os reais benefícios da Goji berry, a fruta do momento.

 

Veja abaixo os benefícios reais desta pequena e poderosa fruta que pode ser encontrada aqui no Brasil na forma seca ou em cápsulas, e pode se consumida com outros alimentos, tais como, salada de frutas, iogurtes e sucos diversos, antes porém, vale uma ressalva: o consumo em excesso é prejudicial a saúde e, quem precisa controlar a glicemia e a pressão, devem primeiro consultar um especialista.

 

Principais benefícios da Goji berry:

 

Energizante por ter alta concentração de vitamina C

 

Antioxidante que protege o corpo de envelhecimento precoce, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias além de contribuir para a prevenção do câncer.

 

Imunoestimulante devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6.

 

Antilipêmico  por conter ácidos graxos, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

 

A verdade sobre a Goji berry é que ela contribui para a melhora do seu dia-a-dia, dando-lhe mais energia para, por exemplo, praticar exercícios físicos, que por sua vez associados a um acompanhamento nutricional adequado, contribuirá para o emagrecimento. Em outras palavras, dizer que a fruta Goji berry emagrece é mito!

 

O consumo médio recomendado é 30 gramas ao dia, sempre pela manhã ou antes das atividades físicas.

 

Receita de suco diurético

 

 

Ingredientes:

 

  • Folhinhas de hortelã à gosto
  • 1 fatia de melão ou fruta de sua preferência (foto: carambola*)
  • 1 kiwi
  • 200 ml de água de coco

 

Modo de Preparo:

 

  • Pique bem as frutas e bata no liquidificador
  • Acrescentando água de coco aos poucos

 

 

*paciente com problema renal deve evitar o consumo de carambola

 

 

 

 

Quer saber mais sobre os benefícios de uma dieta balanceada? Agende uma consulta com a nutricionista, Dra. Iriane da Silva, e viva com saúde!

 


Tel.: 3562.7772

estacionamento rotativo no local

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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